Os Clássicos do Guarda-Roupa Masculino é o tema do Estilo Masculino Podcast com Barbara Duarte #3, no qual falo sobre aquelas peças que TODO homem deve ter, pois são atemporais e vestem muito bem, em qualquer que seja a ocasião. No podcast você confere, também, um pouco da história destas peças e aqui, as referências em imagens de tudo aquilo que falei no episódio.
Terno ou Costume – com 3 ou 2 peças respectivamente, este é o clássico dos clássicos dos homens. A versão inicial do modelo que conhecemos hoje surgiu com a necessidade de roupas mais práticas na Revolução Industrial e foi evoluindo mais, até chegar no modelo que vemos agora.
Gravata – se os paletós encurtaram, como mencionado acima, uma nova gravata tornou-se necessária. O novo modelo, cujas origens vêm também da classe trabalhadora, foi adotado como uma alternativa fácil ao plastrão, que não condizia mais com a nova moda.
Trench Coat – normalmente é feito de gabardine (no caso do modelo tradicional da Burberry, uma vez que outras marcas o produzem com materiais diversos), um tecido leve, à prova d´água, de caimento perfeito, cujo forro leva o famoso xadrez Burberry como assinatura. É uma daquelas peças que vai te acompanhar pela vida toda. Para conhecer a história do Trench Coat clique aqui.
Camisa Branca – peça mais clássica que esta não existe. É a peça ideal para tudo. Não sabe o que usar para alguma ocasião? Vá de camisa branca, não tem erro.
Jeans – um coringa obrigatório no closet dos homens e conta com modelos que vão desde os mais comportados até os mais rasgados.
Camiseta Branca – popularizada nos anos 50 por estrelas do cinema como James Dean, a camiseta era até então usada apenas por baixo da roupa para protegê-la do suór. Hoje é indispensável como base para casacos, jaquetas, blazers, tricôs e mesmo sozinha.
Jaqueta Trucker – um clássico criado pela Levi´s, há décadas, esta jaqueta se caracteriza pelos dois bolsos na altura do peito e duas linhas verticais que cruzam estes bolsos até embaixo, além dos botões padrões da marca e da etiqueta vermelha no bolso.
Sapato Oxford – sua origem é creditada aos alunos da Universidade de Oxford, que inventaram o modelo, embora não haja maiores comprovações históricas sobre o fato. Seja como for, é um dos modelos de sapatos mais bacanudos e chics do vestuário masculino. Se for brogue, na minha opinião, fica ainda melhor.
Camisa Xadrez – popularizado no início dos anos 90 pelo movimento grunge, é um clássico com ar mais rebelde e casual.
Suéter – a famosa malha, que pode ser fininha ou mais grossa, é perfeita para dar um ar mais arrumado à produção.
Para ouvir o Podcast Estilo Masculino Com Barbara Duarte #3 – Os Clássicos do Guarda-Roupa Masculino é só dar play ou encontrar no Spotify, Google Podcasts, Breaker, Pocket Casts e Radio Public (em breve nas demais plataformas de streaming e agregadores).