Apesar de ouvirmos falar da origem do trench coat ter a ver com a 1ª Guerra Mundial, a verdade é que muito antes dela (1914) esta peça já existia, porém não da forma como passamos a conhecê-la na famosa guerra de trincheiras, a qual foi a responsável por tornar o classudo casaco feminino trench coat famoso.
Mudança de Costumes:
todas as guerras vêm para mudar algo na forma como vivemos mas a 1ª Guerra Mundial, na época conhecida apenas como Grande Guerra, foi uma das mais emblemáticas quando o assunto é mudança de hábitos, costumes e comportamento. Tendo arrasado a Europa no período dos 4 anos em que durou, nada mais foi como costumava ser quando as pessoas voltaram às suas vidas normais.
Um dos principais aspectos foi a necessidade do preenchimento, por mulheres, de postos de trabalho nas fábricas, campos e transportes, o que as levou a passar a usar roupas mais práticas para poder exercer suas novas funções.
Origens do Trench Coat:
a história do trench coat começa quase 100 anos antes da 1ª Guerra. Em 1823 algodão emborrachado era usado como material à prova d´água para atividades praticadas ao ar livre, tanto para uso civil quanto militar. O nome deste tecido era “mack”, assim intitulado por conta de seu criador, Charles Macintosh, no entanto ainda se tratava de um tecido desconfortável e que fazia quem o usasse suar demais.
Ao longo daquele século muitos outros alfaiates tentaram continuar inovando na criação de tecidos que fossem ao mesmo tempo leves e repelentes à água, deixando a pele de quem os usasse, respirar. Em 1853, a empresa Aquascutum foi fundada por John Emary, focando em desenhar algo que atendesse quem precisasse sair no tempo chuvoso mas mantendo um certo ar fashion. Em pouco tempo seus chamados “Wrappers” se tornaram necessidades para homens que quisessem se manter bem vestidos em um clima não muito amigável.
Burberry:
foi então que em 1856 nasceu a Burberry, pelas mãos do jovem Thomas Burberry, que no ano de 1879, inspirado pelos casacos de lanolina usados pelos pastores de Hampshire, cria o gabardine, um tecido bem leve e que deixa o corpo respirar, mas ainda repelente à água. Rapidamente, o gabardine cai nas graças das classe mais altas como desportistas, aviadores, exploradores e aventureiros.
Utilidade na Guerra:
nas trincheiras (nada mais que apenas buracos cavados no chão) os soldados precisavam de algo que fosse leve, curto, mais flexível, quente mas ventilado e ainda à prova d´água. Precisavam ainda se misturar à paisagem, geralmente empoeirada ou lamacenta, o que fez com que a cor Khaki fosse a eleita para estes casacos que, em breve, se tornariam um dos símbolos mais icônicos da moda atual.
Ambas as marcas, Burberry e Acquascutum foram muito espertas em adaptar seus casacos feitos para atividades como caça, pesca, etc, para a guerra. Em 1916 desenhos do período já mostravam os soldados usando os casacos completamente transformados. Mas que fique claro que estes casacos não eram baratos e apenas os oficiais de mais alta patente é que podiam se dar ao luxo de comprá-los.
O Que faz Um Trench Coat Ser Um Trench Coat?
As características principais (e utilitárias) de um trench coat são:
- abotoamento duplo, fechado por um cinto para manter o que já era o estilo dos uniformes dos oficiais
- seu comprimento ficava na altura dos joelhos para não arrastar na lama, água e sujeira. O cinto vinha com a habilidade de prender acessórios como binóculos, uma pistola, um case de mapas, uma espada etc
- nas costas, uma pequena capa atravessa os ombros, para fazer com que água escorra
- na frente do casaco, no ombro, uma tira para prender uma arma
- bolsos grandes e fundos para guardar o que fosse preciso
- mangas ajustáveis
- botões na gola funcionavam tanto para proteger do mau tempo quanto para gás venenoso (máscaras de gás podiam ser presas na gola do casaco)
- forro removível que podia ser usado como cama
E tirando as coisas que hoje você não carregará em seu trench coat como armas e mapas, o casaco continua basicamente o mesmo, exceto pelo forro que podia ser retirado e usado como cama!
Ao retornar da guerra a maioria dos oficiais permaneceu com seus casacos como uma forma de reviver o poder que tiveram durante aquele período, sem falar que o casaco era sim, uma peça útil também no dia a dia.
A Classuda Ascenção do Trench Coat:
Com o tempo, o trench coat se tornou uma peça fashion e aspiracional, graças, principalmente à influência de Hollywood que, em seus tempos mais glamourosos, como as décadas de 30 em diante, colocou muitas de suas estrelas vestidas com um casaco deste em seus filmes e posters, eternizando a peça. Humphrey Bogart e Audrey Hepburn, em Casablanca e Breakfast at Tiffany’s, respectivamente e muitos anos depois, um certo estudante, Romeo Beckham (filho de Victoria e David Beckham) ajudaram a consolidar o trench coat como a peça mais clássica e fashion dos guarda-roupas atuais.
Um Ar Fresh Para a Icônica Peça – Trench London
Uma nova grife britânica chega para dar um sopro de ar fresco ao famoso casaco. A Trench London foi fundada por James Holder, dono da Superdry, com foco em reinterpretar, de maneira moderna, peças como o famoso trench coat, além de outras como a jaqueta bomber. Todos os produtos são fabricados com matérias-primas premium e no caso do casaco, 100% gabardine. O foco nos detalhes é outra parte importante da Trench London, como é possível ver na foto abaixo.
Quer conhecer mais? Acesse:
5 comentários
[…] trench coat é “o” casaco do inverno, como contei aqui neste post que fala da história da peça. Neste look a proposta é super casual por causa do tênis escolhido, mas caso precise de algo mais […]
Essa peça é uma das minhas favoritas! Acho-a muito estilosa! Não conhecia o Trench London….obgdaa =-)))
Trench London é maravilhosa, pena que um pouco cara!
Bjs
[…] vi a imagem na conta de Instagram da Zara de um trench coat com o logo da Everlast, na mesma hora corri para o Google já imaginando que poderia se tratar de […]
[…] Trench Coat – normalmente é feito de gabardine (no caso do modelo tradicional da Burberry, uma vez que outras marcas o produzem com materiais diversos), um tecido leve, à prova d´água, de caimento perfeito, cujo forro leva o famoso xadrez Burberry como assinatura. É uma daquelas peças que vai te acompanhar pela vida toda. Para conhecer a história do Trench Coat clique aqui. […]