Em tempos de uso massivo de máscaras, para quem tem pele oleosa, uma base mais sequinha faz toda a diferença no dia a dia. E foi em busca deste tipo de produto, indispensável no necessaire das loucas por maquiagem, que eu encontrei a Base Matte de Natura Una.
São muitos os aspectos que me fizeram gostar desta base, embora sim, ela tenha alguns pontos negativos e que vou comentar ao longo desta resenha.
O Que Diz a Marca:
Base Matte Natura Una tem resultados de tratamento, diminuindo em 27% a oleosidade da pele, controlando o brilho imediatamente e também ao longo do dia, longa duração, FPS 15 e proteção UVA. Conta com 13 tons disponíveis, o que diga-se, é uma variedade bem boa para o mercado de bases nacionais e o preço é bem acessível.
O Que Eu Achei:
Comprei a base há umas 3 semanas e venho usando desde então em situações adversas para entender como ela se comporta.
Infelizmente, com o uso de máscara não é possível testar a durabilidade, já que esta tira o produto da pele, além de nos fazer suar mais que o normal. No entanto, mesmo nestas condições a base segura bem muitas horas de uso, sem sair completamente na máscara.
Na hora de passar, ela é tão sequinha que após a primeira aplicação fica até um pouco difícil de usar o pincel para espalhar mais sobre a pele, então na primeira aplicação já é preciso ir espalhando bem porque depois fica um pouco mais complicado. Dá a sensação que ela “seca” ainda mais na pele. Fazer camadas não é o forte desta base, é passar e pronto!
Durante muitos anos, nos eventos da Natura, ouvi o Marcos Costa (maquiador da Natura) dizendo que bases podem e devem ser aplicadas com os dedos, porque isso “esquenta” um pouco o produto ao entrar em contato com a temperatura da pele, facilitando a aplicação. Eu digo que não sou super fã de aplicar maquiagem com os dedos, mas a realidade é que a dica dele é realmente boa, pois é assim que ele sempre faz e suas maquiagens ficam impecáveis. Desta forma, uma outra alternativa é aplicar esta base é com os dedos.
Outro ponto importante é a necessidade de uso de um primer, uma vez que ela tende a acumular nos poros, deixando uma marcação que eu não curto muito, mas este é um ponto quase comum às bases mais secas, então nem vejo isso como algo tão negativo assim, apenas que o gasto acaba sendo maior porque para deixar o acabamento da base mais uniforme é preciso usar um primer, o que encarece o processo.
Também quase não há necessidade do uso do pó para selar a base. Por ser mais seca ela não pede o pó. Eu só uso naqueles dias que quero que a base dure o máximo possível e ainda assim, em uma quantidade bem pequena, apenas para alguns pontos do rosto, com o pincel não sobrecarregado de produto.
E falando em preço, ela tem um valor tão bom que nem a necessidade do uso do primer a transforma em algo proibitivo. São R$69,90 por um tubo de 30ml que rende bem, sem falar no perfume, que eu sempre fui fã das fragrâncias das makes da Natura.
Conclusão Sobre a Base Matte Natura Una
Ótimo custo-benefício, com diversas cores no catálogo, perfume gostoso e boa duração e controle da oleosidade.
Você encontra esta base aqui.