Esta é uma pergunta que eu me fiz durante muito tempo e quase 9 anos depois de comemorar os meus 40 anos posso dizer que cheguei à uma resposta categórica. Então aí vai: 40 Anos. É Realmente Só um Número?
Uma Nova Fase
Aos 40 anos posso dizer que cheguei, definitivamente, a uma nova fase da minha vida. A inquietude que eu sentia (e que eu não sabia se era só comigo e mais tarde fui descobrir que obviamente não era) se tornou em uma nova vida e um novo direcionamento. Mas, o mais importante disso tudo foi a autoconfiança que desenvolvi.
Se durante um certo período sofri até da famigerada Síndrome do Impostor, com quase 49 anos (o aniversário está chegando em breve) o que eu posso afirmar é que hoje essa falta de confiança não existe mais.
Claro que sempre que preciso fazer algo novo ou que me deixa insegura, tenho meus medos mas sempre que eles surgem, penso que cheguei até aqui, em tudo que vivi, e isso me enche de certeza que vai dar tudo certo, porque sei que estou dando o meu melhor! Esta é uma das vantagens de ter quase 50 anos, nos tornamos mais espertas, ligeiras e seguras.
Realização Profissional
Para mim é cada dia mais claro o quanto TEMPO é o nosso bem mais valioso, ele passa tão rápido e se não soubermos direcioná-lo acabamos perdendo o foco, perdendo o tempo que queremos passar com as pessoas que amamos, o tempo que devemos nos dedicar a nos tornarmos pessoas melhores, a estudar, a descansar, a viajar, a qualquer coisa que faça sentido para nós.
Eu amo me exercitar e estudar e trabalhando neste meio de Mídias Sociais é muito importante estudar sempre. Nos mantermos atualizados com as novas ferramentas, tecnologias, algoritmos, gostos do público, é crucial, ou ficamos para trás. Já o exercício físico é algo que não vivo sem: caminhar, alongar, escalar são coisas que eu amo demais e que me fazem muito bem, tanto fisicamente quanto mentalmente. E o mais bacana é que as minhas longas caminhadas são os momentos onde eu mais tenho insights, elas são importantíssimas para manter o peso, o corpo sem dor e as ideias em dia!
Hoje trabalho com coisas bem diversas: desde as Mídias Sociais (as minhas e as de clientes) até consultoria de imagem e claro, a minha amada Escalada (no meu Instagram – aqui ao lado – tem muito conteúdo sobre esse esporte maravilhoso), na qual sou instrutora e trabalho em alguns dos maiores ginásios de São Paulo. Todo esse mix de atividades faz bem para minha cabeça pois deixa o tédio bem longe.
Porém, a pergunta que fica é: sempre foi assim? Nããão, claro que não! Demorei muito tempo para entender que era isso que queria para a minha vida, só trabalhar com o que amo, com pessoas que amo. Estabelecer esse equilíbrio foi difícil e requereu muita coragem para deixar alguns padrões de vida para trás, mas depois que o primeiro passo foi dado, vem sendo incrível.
Relacionamentos e Amizades
Outro ponto mais que importante em nossa vida. Com o tempo aprendemos a identificar tipos de pessoas das quais queremos nos manter distantes e outras que, ao contrário, queremos por perto. Fica mais fácil falar “NÃO”, fica mais fácil se afastar, não sentir culpa por nos priorizar e só caminhar para uma vida de paz e grandes amizades. Hoje sou tão feliz por ter construído uma relação de amizade com pessoas que eu admiro e que amo tanto. Cada vez que encontro essas pessoas é uma alegria imensa pois elas são uma parte importante na minha vida e adoro estar com elas.
E sobre relacionamentos amorosos, esta é uma parte que ainda está meio de lado pois desde a minha separação, há 5 anos, venho dando mais atenção a construir a vida que quero viver, precisei de um bom tempo para me encontrar nisso tudo e agora só quero aproveitar. Namoros e casamentos não são um assunto que estão na minha agenda atualmente, mas quem sabe no futuro?!